domingo, 28 de janeiro de 2007

Viagem ao Litoral Catarinense 1º Dia

18 de Janeiro de 2007
Partimos hoje para uma jornada de três dias pelo litoral de Santa Catarina. Pela primeira vez uma viagem de carro, sem ter de pensar em horários de autocarros. Estamos livres para fazer o que quisermos, onde quisermos e quando quisermos.
Ao volante a Susi, o nosso "Jarbas" de serviço, a Raquel, a "Jarbas Jr.", a praticar para um dia vir a ser motorista, eu a co-piloto, sempre a tentar cumprir o itinerário nas horas previstas, e a Cláudia, a nossa treinadora de cangurus que vai dormindo, aqui e ali, umas sestas.

A primeira paragem é na Guarda do Embaú, a cerca de 45 quilómetros de Floripa. Apesar de termos saído da ilha com um tempo instável, a Guarda recebe-nos com um esplendoroso dia de sol e muito calor. Primeira tarefa, estacionar o "boguinhas"... como sabe bem escrever isto. O segundo passo é apanhar um barco, a gôndola da Guarda do Embaú. Este sítio lindo poderia ser também chamado de Veneza na praia porque tem um rio que separa a zona e hotéis, restaurantes e habitação,da praia em si. O rio não é muito profundo e dá para atravessar a pé, mas como acidentes podem acontecer e não queremos molhar nada preferimos não arriscar. Aproveitamos a praia da parte da manhã, mas como a jornada ainda é longa temos de seguir viagem, em direcção a Laguna.

A viagem nas estradas brasileiras é sempre um pouco preocupante pela falta de civismo dos brasileiros. Manobras perigosas, não respeito das distâncias de segurança ou da sinalização e chegarmos a ter de travar para não chocarmos com um carro em contramão, são algumas das coisas que assistimos ao longo de um curto trecho da principal estrada brasileira, a BR 101.
Saímos da Guarda do Embaú em direcção a uma formação de nuvens bastante escuras. No meio do caminho um nevoeiro abate-se sobre a estrada e uma chuva fortíssima começa a cair juntamente com ventos fortes. Quando demos por ela... estávamos bem no centro de uma tempestade, cujos efeitos chegamos a ver mais tarde nas notícias.
A duração da tempestade foi curta. Avançámos no sentido contrário, portanto pouc tempo depois o sol tinha voltado.

E chegamos à nossa segunda paragem... Laguna, cidade de importância relevante na história brasileira já que foi capital da República Catarinense, quando o Estado do Rio Grande do Sul se quis tornar independente. Laguna é ainda uma cidade que apresenta muitos vestígios da colonização portuguesa, principalmente na arquitectura.
Aí visitamos algo que no Brasil se torna, por vezes, bastante complicado, um museu que dava a cnhecer a cidade mas também o período importante da história da cidade. O museu recebe o nome de uma das ~figuras marcantes da Revolução Farrupilha, Anita Garibaldi, guerreira feroz que acompanhou o marido Giuseppe Garibaldi, durante este período.

Ainda passeamos pela zona ribeirinha e pela fonte do século XIX, construída pelos escravos e depois decidimos seguir caminho,em direcção ao Farol de Santa Marta, destino final do primeiro dia de viagem.
Antes, tivemo tempo de ir dar um mergulho à praia do Gy. A ideia era irmos percorrendo o caminho e conhecendo todas as praias, mas o tempo voltou a piorar e decidimos seguir directamente até ao nosso destino.

Para isso atravessamos de ferry o rio seguimos por um estradão de terra de cerca de 17 quilómetros. Mas valeu bem a pena. Já nos tinham dito que era muito bonito e a verdade é que não nos enganaram. Da nossa pousada, uma vista linda para o mar e para as dunas. Simplesmente maravilhoso.

Depois de jantar... descansar. O sono é muito. As horas de viagem pesam, amanhã o dia também vai ser longo.